Número PROEX: o curso de treinamento está em cadastramento, mas já teve um em 2023
Público-alvo: profissionais de saúde
Descrição: O programa consiste no treinamento de profissionais de saúde no uso de um aplicativo (TRIE-AD) que engloba a aplicação do instrumento de triagem do uso de álcool e outras drogas DUDIT-E (Drug Use Disorders Identification Test -Extended), após o que é disponibilizada uma devolutiva sobre os aspectos positivos e negativos associados ao uso das substâncias, o nível de motivação para mudança e para aceitar tratamento. Na sequência, o profissional pode iniciar uma Intervenção Breve guiada e personalizada com base nas respostas ao DUDIT-E. O aplicativo foi desenvolvido ao longo de um projeto de pesquisa de Doutorado que inclui também a avaliação de sua aplicação e efetividade.
Patrocínio: O aplicativo foi desenvolvido inicialmente em parceria com pesquisadores da UNIVALI (SC) e posteriormente pela equipe do Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina, responsável por seu aprimoramento de manutenção. O projeto conta com um bolsista de Doutorado da FAPESP.
Equipe: Coordenação geral: Profas. Dras. Maria Lucia O. S. Formigoni e Denise De Micheli (Departamento de Psicobiologia da EPM-UNIFESP); Coordenação de TI: Prof. Dr. Paulo B. Paiva, Antonio Carlos Silva Jr e André Massahiro Shimaoka (Departamento de Informática em Saúde da EPM-UNIFESP); Richard A. Reichert (pós-graduando Doutorando do PPG em Psicobiologia, bolsista FAPESP);; Marcia Omori (Afip) Anne H. Berman (Upsalla University, Suécia, colaboradora internacional).